sexta-feira, 28 de março de 2008

A INTOLERÂNCIA DOS "TOLERANTES"

O Sidadania está com um texto de grande valor didáctico e humano como sempre acontece naquele espaço que muito prezo. Refere-se, desta vez, à adopção de crianças com HIV.
Ora criança dportadora de HIV faz doer o coração porque tem muita dor à sua espera nesta vida cruel e cheia de escolhos.
Fico triste só de pensar nisso porque não desconheço o que este mundo cruel pensa do assunto e o medo que ainda persiste em volta da doença. Medo que eu também partilho e que confessei com toda a honestidade.

Sabem o que me aconteceu? FUI CORRIDA À PEDRADA!!!!!.... Se têm dúvidas consultem os comentários do SIDADANIA e vejam como uma VEGANA qualquer que só porque adoptou uma criança seropositiva se julga melhor que toda a gente, e até dona do sentir dos outros, me tratou.

VEJAM A TOLERÂNCIA DOS "TOLERANTES" e digam meus amigos como é que podemos viver neste mundo se temos que pôr sempre a máscara para ser aceites.

Pensei eu, e estúpida fui, que num espaço evoluído e de livre troca de ideias, cada um deveria dizer o que sente mas enganei-me.

27 comentários:

Michael disse...

MARY
Li os comentários no sidadania e acho que tens razão.
A D.Vegana para mim perdeu muito com o que te disse porque tu foste correcta a te explicares.
Não te chateies e dá cá um abraço apertado.

G.BRITO disse...

Já deixei a minha posição no Sidadania.
Acho que tens razão. É só olhar para este espaço e ver todos os selos solidários para se perceber quem é a Mary.
Beijo

Isabel Filipe disse...

Olá Mary,

Boa tarde.

Li os teus comentários ... e ... subscrevo-os ...

não é pelo facto de termos o Logo do Sidadania nos nossos blogues que não apoiemos a causa em si ...

eu tive (tive por que já cá não estão) 3 amigos com HIV e nunca me afastei deles por o terem ... nem deixei de tocá-los por isso ...

há muito que sei o que é a SIDA e como ela se transmite ... julgo que há cerca de vinte e tal anos que se começou a falar na doença ...


quando eu era jovem e sonhadora ... sempre disse que gostaria de ter um filho meu (tenho uma filha) e que se tivesse
dinheiro para tal gostaria de adoptar uma criança...
(não me venham dizer que ter filhos não tem implicações económicas) ...

simplesmente não o fiz porque não tive condições para tal ... condições económicas ... criar um filho custa muito dinheiro ... e o meu só deu para criar uma ... para lhe proporcionar o melhor ... para lhe dar as ferramentas que ela precisa para a vida ....

se eu tivesse tido condições para adoptar uma criança ... não tenho vergonha de o dizer ... não escolheria uma criança que já tivesse com ela um problema grave de saúde ... HIV ... ou outro qualquer ...

beijinhos para ti

Eternamente disse...

Mary
Vim do Sidadania e não posso deixar de me solidarizar contigo.
Fiquei siderada pela franqueza e grandeza de alma da Isabel que assume as dúvidas e os seus receios tal como eu, de cara levantada.
Uma beijoca

Robin Hood disse...

Mary
também estou contigo contra a intolerância de todos aqueles que se julgam senhores da verdade. Não vale a pena comentar no Sidadania enquanto lá estiver essa tal Vegana que demonstra ser uma pessoa sem competência para criar uma criança com HIV. Se se alcachofra toda, e é inconveniente, por um pequenissímo detalhe como é que ela pode acompanhar e educar uma criança, mais tarde mulher, que vai ser alvo (ainda que injustamente) de toques e remoques?
O problema está a adquirir uma dimensão enorme, muito negativa para a causa que se pretendia defender, exactamente porque a capacidade de aceitação do Sidadania/Vegana é zero.
Li cuidadosamente os teus comentários no Sidadania e achei-os correctos.
Não te chateies, miúda.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Mary, minha querida aqui estou eu como não podia deixar de estar.
Eu que te conheço e sei a tua cruz e o teu grande coração, como o sabem outros que estão aqui e que fazem parte duma organização humanitária que não divulgo, sabem também quanto deste de ti não do que tinhas mas do que não tinhas.
Mary se alguém é capaz de adoptar e amar uma criança seropositiva, esse alguém és tu. Simplesmente tu, nisso, como em tudo o resto, és muito modesta em relação às tuas capacidades, dás sempre mais do que prometes, vais sempre mais longe do que dizes.
Nós sabemos, amiga, quantos preconceitos temos que vencer para avançar uns passinhos milimétricos e quantas noites ficaste sem dormir para que esses passinhos se dessem. Em silêncio e sem dizeres nada a ninguém. É por saberes tudo isso que tu não falaste como falam os outros. Tu sabes a realidade do terreno. Tu sentiste-a na pele.
Mas vamos esquecer o que se passou no Sidadania.Eu sei que és capaz, Mary.
Mil beijinhos

René disse...

Maryzinha
Nunca te deixaria sem apertar-te a mão. Irónico não é aquilo que disse a senhora Vegana. Deve ser daquelas riquinhas que se armam ao solidário sem sequer saberem o que isso é. Vê só o último comentário dela no Sidadania. Diz tudo sobre a fulana.
A verdade é como o azeite, Mary, vem acima.
Beijo

ARTUR MATEUS disse...

Mary
Apetecia-me fazer um comentário pouco caridoso relativamente à tal Vegana que é uma convencida do caraças. Mas é pecado e devemos ser piodosos para com ....... Piedosos, piedosos e cala-te boca.
Abraço forte , Mary.

Odele Souza disse...

Mary,

As pessoas que te querem bem, e entre elas me incluo, sabem que es uma pessoa sensivel e solidária.
E não preciso que penses igual a mim para eu gostar de ti. Foi lamentável o que aconteceu no Sidadania, porque foste franca. A franqueza, desde que não seja rude-e a tua não foi - é uma qualidade.

Fique com meu carinho.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Mary
Depois de te ter expressado o meu sentir e a minha solidariedade, muito gostaria que voltasses ao Sidadania, um excelente blogue que todos devemos apoiar.
Um incidente não deve alterar a linha do percurso, tá amiga?
jinhos

errando por aí disse...

Foi lamentável o que fizeram à Mary no Sidadania. Ninguém deve ser crucificado por ser sincero.

amigona avó e a neta princesa disse...

Mary,minha amiga, venho deixar-te o meu abraço solidário...queria dizer-te que, às vezes, as coisas acontecem mesmo assim, sem nós conseguirmos explicar...uma frase, uma má interpretação e aí estamos nós a saltar qual mães leoas em defesa das crias!!!E isto é válido para todos nós!!! Desejo que ultrapasses a situação e que não seja este episódio que te faça não aparecer no Sidadania...também precisamos de ti LÁ!!! E eu sei que tu és capaz...também é assim que as pessoas nos mostram a sua grandiosidade...beijinhos,querida. Fica bem...

Mary disse...

Michael
A solidariedade que tenho sentido tem-me confortado a alma e dado algum ânimo.
É quanto me basta.
Abraço-te com carinho.

Mary disse...

G.Brito
Amigo, mil vezes amigo, que me abraças quando me sinto magoada.

Mary disse...

Isabel
A tua franqueza sabe bem e reconforta. Como se pode melhorar algo se não dizemos o que sentimos só porque os outros não estão preparados para ouvir? Como é possível que alguém diga que a parte económica é de somenos importância?
Se é difícil criar um filho saudável como é possível fazer face às dificuldades daqueles que, por enfrentarem uma patologia delicada, precisam de mais apoios e logo de maiores recursos?
Beijinho, Isabel e obrigada pelas tuas palavras.

Mary disse...

Louise
Sempre justa e recta como sabes ser.
Brigada miga.

Mary disse...

Robin Hood
Concordo contigo Robin. Se, por uma coisa mínima, essa Vegana reage assim como é que vai ser ao longo da vida da criança? Ela não está minimamente preparada e nem sabe do que está a falar. Tenho pena dela.
Abraço

Mary disse...

Lídia
Fico com um nó na garganta quando te leio. Não valho tantos elogios e alguns dos meus êxitos devo-os a ti e a outros que como tu me apoiaram em diferentes circunstâncias.
Que Deus te ajude e dê tudo aquilo que mereces.

Abraço-te com tudo o que tenho cá dentro de ternura e afecto.

Mary disse...

René
Essa Vegana não presta. Depois da Lídia comentar ainda continuou a mandar bojardas. Não se enxerga mesmo nem percebe as mensagens cega que anda com o seu ego.
Abraço, meu querido

Mary disse...

Abel Marques
Devemos ser piedosos para com os animais e todos aqueles que cegam nas suas razões.
Beijo

Mary disse...

Odele Souza
Ouvir estas palavras duma grande mulher como tu, mãe coragem e cidadã solidária e esclarecida, recompensa-me da mágoa que senti.
Admiro-te muito e estarei sempre ao teu lado na tua luta.

Mary disse...

Lídia
Sempre acorri quando me chamaste, não é agora que irei faltar. Mas se voltar a acontecer algo parecido...

jinhos

Mary disse...

Sheila
Por sermos sinceros é que somos sacrificados. Tens que dizer que belo post, que excelente mãe, que comovida que fiquei, a sida não tem importância nenhuma..
senão, é o que s eviu.
Obrigada pela solidariedade

Mary disse...

Amigona Avó
Mil vezes obrigada e por ti e pela Lídia e por todos aqueles que me apoiaram ainda vou dar uma oportunidade ao Sidadania. Mas só mais uma.

Abraço-te com muita ternura e amizade

São disse...

Não dê importância a quem a não merece, menina!!
Fique bem.

JOY disse...

Olá Mary

Tens a minha solidariedade,és uma pessoa com alma.

Fica bem
Joy

Ray Gonçalves Mélo disse...

Oi Mary,
quando fico triste com algo como este que aconteceu com voce, que vi que te deixou muito triste, sabe que eu faço?
Tento sempre lembrar que amanhã é outro dia é esse fato já não me fará mal como hoje.
Esquece tudo e veja quantos amigos entendem esse teu jeito de ser, eu particularmente prefiro escutar a opinião sincera de uma pessoa ,acredito muito mais nela assim.
um beijnho!
Ray