quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ASSÉDIO SEXUAL E MOBBING

Eis uma boa medida, insuficiente mas boa.


Os inspectores do Trabalho vão incidir a fiscalização até 2010 em situações de assédio sexual, moral e «mobbing» (pressões psicológicas) no local de trabalho, participação de menores em espectáculos e a discriminação laboral contra grávidas, trabalhadores com mais de 55 anos, operários com filhos portadores de doença crónica ou deficiência e imigrantes, noticia o Jornal de Notícias.

Estas orientações constam do Plano de Acção Inspectiva da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). «A questão do assédio sexual preocupa-nos», disse ao matutino o inspector-geral deste organismo, acrescentando: «Temos conhecimento de que existe, mas há poucas denúncias, maioritariamente por receio, e o que pretendemos é também alertar para este fenómeno que tem de ser denunciado».

Uma das áreas de acção será a Administração Pública, inicialmente a Administração Local, câmaras municipais, e a seguir a Administração Central. Os inspectores querem saber se são respeitadas as normas de higiene, segurança e saúde no trabalho.

8 comentários:

JOY disse...

Olá Mary,

O assédio sexual e o mobbing, se não forem denunciados por que deles é vitima torna-se dificil de ser investigado ou descoberto ,é necessesário que as pessoas denunciem e apontem os culpados para que sejam punidos devidamente.

Fica bem
JOY

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida mary, desculpa lá mas não acredito nestas inspecções! Tenhos-as visto a actuar e sei como se comportam!!! Era bom pensar que iriam analisar as situações (e há tantas!)e punir os culpados mas sei que se vão ficar pelas intenções e se calhar nem vão onde são mais precisos!!!
Este caminho é, ainda, muito turtuoso,não só pelo sofrimento das vítimas mas também pela dificuldade de provar...(já comentei o teu texto no Silencio)...beijinhos querida...

amigona avó e a neta princesa disse...

Desculpa mas é tortuoso! bjs

São disse...

Venho dizer-lhe que compreendo perfeitamente a sua dor e a sua revolta, aquelas que deixou no Silêncio Culpado e que parece eu despolotei.
Mary, eu escrevi o que escrevi porque a relação com a minha mãe foi desastrosa. amargurando-me ela até à sua morte.
E também porque, desgraçadamente, conheço de perto outras pessoas maltratadas pelos "adoráveis velhinhos" e "doces velhinhas" , sabe?
O meu abraço fraterno para si!!

Eternamente disse...

O assédio sexual é terrível e muito difícil de controlar. As vítimas receiam perder o emprego e ainda serem enxovalhadas por não conseguirem fazer prova do que dizem.
Bjs

Zé do Cão disse...

A Inspecção de Trabalho averiguar o quê?
Então eles têm denuncias de irregularidades de trabalho laboral e não mexem uma palha, vão lá agora preocupar-se com isso. Só se é para fazer de conta. Isso acredito.

Isabel Filipe disse...

Olá Mary,

Li o teu comentário na Silêncio e ....


vim deixar-te um beijinho solidário e o meu carinho

Mary disse...

Queridos visitantes

Espero que me perdoem não responder aos vossos comentários um a um quer aqui quer em vossa casa.

Cada um tem a vida que tem e as disponibilidades são diferentes.

Estou a escrever num intervalo do trabalho que é desgastante.

Chego a casa e tenho que fazer as lides da casa e cuidar da minha mãe.

Não me posso dar ao luxo de pôr posts novos todos os dias e de visitar todos porque de todo não consigo.

A São parece ter ficado zangada comigo mas o que se passa comigo passa-se com outros blogueiros.

Há quem não tenha computador nem dinheiro para internet e use os espaços públicos.

Aprecio muito a solidariedade da São e tudo o que escreve e espero que me compreenda mas cada vida é uma vida e cada um sabe de si.

Não é desprimor pelos outros, acreditem.

Abraços e obrigada a todos pela atenção que me dispensaram.